A Aldeia de Nobrijo está no topo da Tecnologia Bluetooth

A Aldeia de Nobrijo, em Albergaria-a-Velha, é a primeira povoaçãonacional a aderir à tecnologia com o nome LigaoBluetoo. Semanalmente osseus habitantes têm a oportunidade de descarregar gratuitamente para otelemóvel o seu jornal local em vídeo via bluetooth.




Esta ideia pioneira partiu da empresa Que Cena que decidiu fazer estaexperiência informativa numa aldeia. A Que Cena prova, desta forma, que asnovas tecnologias podem nascer em qualquer local. O importante é por asideias em prática e ao serviço das pessoas. A Aldeia de Nobrijo é uma povoação com cerca de 350 habitantes e,torna-se por isso, interessante observar a opinião destas pessoas emrelação a uma tecnologia que é ainda desconhecida da maioria dos portugueses.






Analisando os meios de comunicação ao dispor a Que Cena verificou que atecnologia existente nos telemóveis poderia ser utilizada para finsinformativos uma vez que cerca de 80% dos telemóveis têm bluetooth. Comoproduz conteúdos multimédia teria aqui a oportunidade de os fazer passargratuitamente para os telemóveis. Nasceu assim a parceria com duasempresas norte-americanas afim de disponibilizarem o emissor e o softwarede gestão e envio gratuito dos conteúdos.
Esta tecnologia interessa a empresas, câmaras municipais, centroscomerciais, instituições públicas e de ensino, clubes, associações, epor demais organizações que pretendam transmitir as suas informações deforma rápida e eficiente e de uma forma não intrusiva às populações.É a tecnologia ideal para passar informações aos turistas acerca doslocais a visitar como praias, monumentos e outros locais de interesse.Através de um site que funcionará off line nos telemóveis podem teracesso a um leque alargado de informações como agendas culturais, sítiosonde podem comer e dormir entre outros dados de interesse.




Esta experiência em vídeo serve para testar a funcionalidade doequipamento bem como o interesse e a receptividade da população. Nestemomento a QUE CENA pode afirmar que funciona, gera interesse e as pessoasmanifestam a curiosidade necessária para que o projecto cresça.