Microsoft DirectX, a revolução em grafismos 3D...

 Microsoft DirectX é um conjunto de interfaces de programação para aplicações (APIs) para lidar com tarefas relacionadas a multimédia, especialmente programação de jogos e vídeo, em plataformas Microsoft. No inicio, os nomes dessas APIs começavam com Direct, como Direct3D, DirectDraw, DirectMusic, DirectPlay, DirectSound, e assim por diante. O DirectX nome foi dado como eufemismo para todas essas APIs e logo se tornou o nome da coleção. Quando a Microsoft desenvolveu uma consola de jogos, o X foi utilizado como base para o nome de Xbox para indicar que a consola foi baseado na tecnologia DirectX. O X inicial foi projectado para a Xbox, como XInput e a plataforma "Audio Creation Tool" (XACT), que substitui o Direct branding, como as APIs mais recentes substituem as antecessores, como o DirectX DirectSound e DirectInput.
Direct3D (API para gráficos em 3D) é amplamente utilizado no desenvolvimento de jogos de vídeo para o Microsoft Windows, Microsoft Xbox e Xbox 360. Direct3D também é utilizado por outras aplicações de software para visualização de gráficos e tarefas, tais como CAD / CAM para engenharia e arquitectura. Como Direct3D é o componente mais amplamente divulgado do DirectX, é comum ver os nomes "DirectX" e "Direct3D" utilizados alternadamente.
O Software "Development Kit" (SDK) é constituído por bibliotecas de execução na forma binária redistribuível, junto com a documentação de acompanhamento e cabeçalhos para utilizar na codificação. Originalmente, o DirectX não vinha instalado de raíz, o usuario tinha de o instalar para executar aplicativos que utilizassem algum API do DirectX. Windows 95 vinha com DirectX, mas foi incluída com o Windows 95 OEM Service Release 2. Windows 98 e Windows NT 4.0 ambos forneciam o DirectX, como todas as versões do Windows lançadas desde então. O SDK está disponível como um download gratuito. Enquanto o código fonte é fornecido para a maioria das amostras SDK.
Direct3D 9Ex e Direct3D 10 só são oficialmente disponíveis para Windows Vista e Windows 7, porque cada uma destas novas versões foi construída a depender do novo "Windows Display Driver Model" que foi introduzido para o Windows Vista. A nova arquitetura gráfica do Vista / WDDM inclui um novo gerenciador de memória de vídeo que suporta a virtualização de hardware gráfico para múltiplas aplicações e serviços, como o Desktop Window Manager.


 A historia: No final de 1994 a Microsoft estava prestes a lançar o seu próximo sistema operativo, o Windows 95. O principal fator que determinaria o valor que os consumidores tiveram no seu novo sistema operativo prendia-se sobre os programas que seriam capazes de funcionar nele. Três funcionários da Microsoft - Craig Eisler, Alex St. John, e Eric Engstrom - estavam preocupados porque os programadores tendem a ver sistema operativo da Microsoft anterior, o MS-DOS, como a melhor plataforma para programação de jogos, ou seja, poucos jogos seriam desenvolvidos para Windows 95 e o sistema operacional não seria um grande sucesso.
 DOS permitia o acesso directo as placas de vídeo, teclados e ratos, dispositivos de som, e todas as outras partes do sistema, enquanto o Windows 95, com seu modelo de memória protegida, tinha acesso restrito a todas estas, trabalhando num modelo muito mais padronizada. A Microsoft precisava de uma maneira de deixar os programadores conseguir o que queriam, e eles precisavam rapidamente, o sistema operativo estava a apenas alguns meses de ser lançado. St. John, e Engstrom (gerente de programa) trabalharam em conjunto para corrigir esse problema, com uma solução que eles eventualmente chamaram DirectX.
 A primeira versão do DirectX foi lançado em setembro de 1995. Era a substituição do Win32 para o DCI e APIs ASA para Windows 3.1. Simplificando, o DirectX permitia a todas as versões do Microsoft Windows, começando com o Windows 95, a incorporar multimédia de alta performance.
 DirectX 2.0 tornou-se um componente do próprio Windows com as versões do Windows 95 OSR2 e Windows NT 4.0 em meados de 1996.

 A equipa do DirectX enfrentou a difícil tarefa de testar cada versão do DirectX contra uma variedade de hardware e software. Uma variedade de diferentes placas gráficas, placas de som, placas mãe, CPUs, dispositivos de entrada, jogos e outras aplicações multimédia foram testados com cada versão beta e versão final. A equipa do DirectX também construiu e distribuiu testes que permitiu que a indústria de hardware pudessem confirmar que os projetos de hardware e versões de drivers seriam compatíveis com DirectX.
 Antes do DirectX, a Microsoft tinha incluído o OpenGL na sua plataforma Windows NT. Ao mesmo tempo, o OpenGL exigia muito do hardware e estava centrado na engenharia de CAD. O Direct3D foi destinado a ser um parceiro de peso para OpenGL centrado na utilização de jogos. Como os jogos em 3D cresceram, o OpenGL evoluiu para incluir um melhor suporte para técnicas de programação de aplicações multimédia interactivas, como jogos, dando aos desenvolvedores a escolha entre usar OpenGL ou Direct3D como APIs para os gráficos 3D  nas suas aplicações. Nesse ponto, uma "batalha" começou entre os apoiantes do OpenGL e do Direct 3D. Curiosamente, o OpenGL foi apoiado na Microsoft pela equipa do DirectX. Se um desenvolvedor escolheu usar OpenGL 3D API, as outras APIs do DirectX são muitas vezes combinados com o OpenGL em jogos de computador, porque o OpenGL não inclui todas as funcionalidades do DirectX (como suporte de som ou joystick). 

O DirectX foi usado como base para o Microsoft Xbox e Xbox 360 da API. A API foi desenvolvido em conjunto entre a Microsoft e a Nvidia, que desenvolveram o hardware gráfico utilizado pelo Xbox original. A API do Xbox é semelhante ao DirectX versão 8.1, mas não é atualizável como outras tecnologias. O nome de código para a Xbox era o DirectXbox, mas foi encurtado para Xbox o seu nome comercial.

 Em 2002, a Microsoft lançou o DirectX 9 com suporte para o uso de programas de sombreamento de muito mais tempo do que antes com pixel e vertex shader versão 2.0. A Microsoft continua a actualização da suite DirectX, desde então, introduzindo Shader Model 3.0 DirectX 9.0c, lançado em agosto de 2004.
Em abril de 2005, foi removido o DirectShow DirectX e mudou para o Microsoft Platform SDK em vez disso. O SDK do DirectX é, no entanto, ainda necessário para construir as amostras DirectShow.



A versão actual do DirectX é a 11, fica aqui um video que expõe as diferenças entre as duas ultimas versões da suite DirectX.