Nano motor feito a partir de uma molécola de ADN


Investigadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos da América, criaram um nanomotor molecular que é movimentado apenas por fotões, as partículas básicas da luz, e feito a partir de uma única molécula de ADN.


Embora já existam outras versões de motores moleculares movidos por luz, a simplicidade deste novo nano motor coloca-o como um ideal candidato para aplicações que vão desde aplicações biomédicas à realização de reações químicas dirigidas para a  indústria.
Nanomotor de DNA
O nano motor foi criado juntando uma molécula de DNA e uma molécula de "azo benzeno", um composto químico que reage à luz. Um fotão de energia baixa faz com que essas moléculas reajam de uma forma, enquanto um fóton de alta energia ocasiona outro tipo de reação.
No seu formato fechado, este nano motor mede 2 por 5 manómetros. Sob a ação da luz, ao exercer a sua força, motor abre-se, estendendo-se até atingir entre 10 e 12 nanômetros.
Vantagens e aplicações
O rendimento deste nano motor fotónico não é muito elevado, ficando abaixo da eficiência das células solares fotovoltaicas. Contudo, a sua grande vantagem é a transformação direta da luz em movimento mecânico, abrindo assim a possibilidade de aplicações em nanoescala que não são possíveis com o esquema tradicional usado em macro escala, onde a energia eléctrica é usada para alimentar um motor, que faz o trabalho mecânico.
Outra vantagem deste nano motor é que, sendo feito de DNA, ele é biocompatível, podendo ser utilizado em desenvolvimentos em bio-medicina.
Motores moleculares
A investigação ainda está em estágio inicial e não há previsões para sua utilização prática, embora os investigadores afirmem não haver impeditivos teóricos para a utilização do mesmo em aplicações em macro escala, com milhões desses minúsculos dispositivos atuando conjuntamente.