Parque solar da Amareleja, o maior do mundo.




A luz do sol produz até 1.000 Watts de energia por metro quadrado, o que representa um enorme potencial no que diz respeito a energia. Portugal, pela sua geografia tem todas as vantagens em investir em energias neste tipo.




O parque fotovoltaico da Amareleja  em Moura, é o maior em todo o mundo , depois de um tempo recorde de construção de 13 meses. Com 46 MWp de potência, representa um investimento de 261 milhões de euros. A instalação produzirá 93 milhões de kWh, energia suficiente para abastecer  mais de 30 mil casas portugueses, e vai evitar que sejam emitidas 89.383 toneladas anuais de Dióxido de Carbono (CO2).






Foi construída num terreno com 250 hectares, em Amareleja, no concelho de Moura. Tem 2.520 painéis seguidores solares azimutais, cada seguidor tem  104 painéis, a central é a maior do mundo, tanto em potência total instalada como em capacidade de produção. Estes seguidores são dispositivos mecânicos que orientam os painéis solares em relação ao sol, desde o nascer do dia, a leste, até ao fim do dia, a oeste.