Gianduia - A cartada da Apple que poderá custar a vida ao Flash

A cartada da Apple que poderá custar a vida ao Flash


Esta “guerra” parece não ter fim e quando tudo parece mais sereno eis que surge outra noticia que poderá deixar o Flash em maus lençóis. Defendido por uns, criticado por outros, o Flash é uma tecnologia repleta de defeitos e virtudes e como já foram debatidos os seus defeitos (necessidade de plugin, performance, fiabilidade e segurança) vamos-nos focar apenas nas suas virtudes, que são o grande trunfo usado pelos seus defensores.






O Flash é uma tecnologia dotada de uma grande componente dinâmica, muito usada especialmente para jogos online, como é o exemplo do “tão-odiado-e-amado” Farmville.
Permite aos webdesigners disponibilizar conteúdo rico, cheio de cores e movimento com uma grande interactividade. É sem dúvida o seu ponto forte, uma vez que consegue dar “vida” a um site como dificilmente outra linguagem o conseguirá. Mas esta sua componente arrasta consigo o seu maior defeito: a dependência de plugins e de um computador razoavelmente bom, o que para uns pode ser uma boa experiência e para para outros é uma grande dor de cabeça. Há dificuldades implícitas não só pelo computador usado como respectivo sistema operativo, uma vez que cada sistema necessita de um plugin programado especialmente para o mesmo.
A recente tendência do mercado dos computadores, os netbooks, são máquinas com recursos controlados, com limitações de performance, especialmente em páginas recheadas de Flash ou vídeos de alta definição. Ao nível dos smartphones, a situação piora, sendo actualmente a dor de cabeça da Adobe conseguir o colocar a funcionar de forma rápida e fluída, usando o minimo de recursos possíveis do CPU e GPU. Optimização para evitar os consumos excessivos de bateria foi o factor que influenciou os constantes adiamentos, da data para o seu lançamento. Finalmente a Apple, depois de várias incursões pelas tecnologias imergente, decide-se por um caminho no mínimo desafiante, apresenta o Giandula.



Mas… o que é o Gianduia?
A Apple apresentou o Gianduia no verão passado na pouco conhecida WOWODC (World of WebObjects Developer Conference), uma conferência indepentente que foi agendada pouco antes da grande WWDC e que, segundo apurou a AppleInsider, o Gianduia foi descrito como uma framework baseada em padrões para desenvolvimento das RIA (Rich Internet Applications) semelhante ao que o Flash e o Silverlight oferecem mas sem a necessidade de plugins. A origem do seu nome provem de Itália, palavra que define uma aveludada mistura de chocolate com creme de avelã.
Com a adopção da linguagem de interpretação (HTML5) na grande maioria dos browsers, começam igualmente a crescer as mais recentes tecnologias CANVAS que serão agregadas ao HTML5 e que possivelmente será o responsável directo da queda vertiginosa do Flash no seu conteúdo rico da web. E o que a Apple defende é que todo esse conteúdo web deverá ser sempre baseado em padrões, dos quais destaca o HTML5, CSS e JavaScript, ao invés do proprietário Flash.
Uma forma de verificarem todo esse potencial é visitarem este site que contém uma DEMO dos cenários possíveis com o HTML5 Canvas. Com as setas do teclado podem interagir com todas as faces do cubo 3D assim como os respectivos textos lá inseridos.
Para visualizar o conteúdo é necessário um browser compatível com HTML5/CSS3. Caso não consigam testar, deixo uma breve demonstração em vídeo, onde pude encontrar uma breve demonstração da sua capacidade 3D com excelente performance. Nesta demonstração, a interacção com o Cubo é feita pelas setas do teclado, podendo-o girar assim como aumentar e diminuir a velocidade de rotação. Poderão ver também outros efeitos mais que demonstram não só a sua capacidade 3D, mas também os mais variados efeitos dinâmicos sem a necessidade de qualquer plugin, renderizado directamente pelo browser.



E quais as suas vantagens perante o Flash?

Ausência de plugins, ou seja, é retirada aquela camada entre o programador e o utilizador, responsável pelos maiores problemas que o Flash encontra actualmente, como desempenho, segurança e fiabilidade.
O Gianduia será outra tecnologia que poderá ser agregada ao HTML5 e correr directamente no browser. Após os eventos que a demonstraram, o programador Jonathan “Wolf” Rentzch escreveu no Twitter as mensagens: “essentially is browser-side Cocoa (including CoreData) + WebObjects, written in JavaScript by non-js-haters” e “Blown away by Gianduia. Cappuccino, SproutCore and JavaScriptMVC have a serious competition. Serious.“ O que dá a entender que estamos perante uma tecnologia bastante boa e que promete muito.
Neste momento, da pouca informação e pelo que foi anunciado, o Gianduia permite a escrita de conteúdo para aplicações WEB num tipo de ambiente Objective-C, que recria as interfaces do MacOSX, iPhone e iPad dentro do próprio browser. Ainda se trata apenas de uma framework, mas quem sabe se não poderá vir a ser um potencial aliado contra o Flash – num curto espaço de tempo – em conjunto com todas as linguagens suportadas pelo HTML5.

Pelo que se fala, ele já é usado no iPad como demonstra este video:




Retirado do site: http://pplware.sapo.pt