Sistema de posicionamento global, Galileu GPS

 O Galileo é um sistema de navegação global por satélite (GNSS), actualmente a ser construída pela União Européia (UE) e a Agência Espacial Europeia (ESA). O projecto de 3,4 bilhões de euros é uma alternativa e complementação do E.U. Global Positioning System (GPS) e do GLONASS russo. Em 30 de Novembro de 2007, 27 ministros de transportes da UE chegaram a acordo que o projeto deverá estar operacional em 2013.
 Quando em operação, terá dois centros de operações em terra, um perto de Munique, na Alemanha, e outro em Fucino, 130 km a leste de Roma, Itália. Desde 18 de Maio de 2007, por recomendação do Comissário dos Transportes, Jacques Barrot, a UE assumiu o controlo directo do projecto Galileo a partir do setor privado de oito empresas chamado "European Satelite Navigation Industries", que tinha abandonado este projecto Galileo, no início de 2007.
 Galileu destina-se a fornecer medidas mais precisas do que as disponíveis através de GPS ou GLONASS (Galileo será preciso até o intervalo de metro), incluindo em altura (altitude) acima do nível do mar, e serviços de melhor posicionamento em altas latitudes. O objectivo político é o de fornecer um sistema de posicionamento independente sobre a qual as nações européias possam confiar mesmo em tempos de guerra ou desacordo político, desde que a Rússia ou a E.U.A. podem desativar os seus sistemas nacionais.
 Tal como todos os GPS E.U., a utilização de base (baixa precisão) os serviços Galileo serão livres. No entanto, as capacidades de alta precisão serão restritos ao uso militar e comercial de utilizadores pagantes.
O nome vem do astrônomo italiano Galileo Galilei, o sistema de posicionamento é oficialmente designado apenas Galileo. Também é por vezes coloquialmente descrito como o sistema de posicionamento Galileo, no entanto, uma vez que abrevia o GPS, o nome do astrônomo mais curto é preferível, para evitar confusão com Navstar GPS.